sábado, 12 de julho de 2014

Culinária: Sobremesas italianas.

Olá meninas, hoje mais cedo a Juh postou um prato super conhecido da Itália, eu fiquei com água na boca só de olhar. Agora é minha vez de postar um típico prato italiano.
A Itália não é conhecida só por ser o país do macarrão, as sobremesas italianas também são super gostosas e só de olhar a gente já fica com água na boca. 


   Tiramisù:


Diversas regiões italianas orgulham-se de terem sido berço de origem do tiramisù. Uma das lendas mais famosas reza que os tradicionais pasticcieri de Siena resolveram inventar uma nova receita para agradar o grão-duque da Toscana, como ele era um maluco por doces, logo se apaixonou por aquela invenção originalmente chama de “zuppa del duca”, que levava queijo mascarpone e biscoito champanhe embebido em café. Em pouco tempo, o “zuppa del duca” havia se tornado uma sobremesa popular na corte italiana, ainda mais por terem atribuído propriedades afrodisíacas ao doce. Tiramisù vem de “te tira su”, algo que pode ser traduzido como “te levanta”.

      Cassata Siciliana:


Esse bolo tradicional da Sicília é preparado com pão de ló, ricota e frutas cristalizadas. Servido bem gelado e em fatias, diz-se que a origem desse doce é árabe e que foi introduzido na cultura italiana após a dominação moura no país. Na região da Sicília, essa sobremesa é servida acompanhada de uma tacinha de licor Maraschino.


     Panna Cotta:


Apesar de a panna cotta ser um doce típico da região italiana do Piemonte, ao norte da Itália, a origem dessa receita é incerta. A principal versão conta que a sobremesa foi criada por uma descendente de húngaros no início do século XX. Apesar de originalmente aromatizada apenas com baunilha, algumas receitas levam rum ou Marsala no creme que forma o pudim. No Piemonte, é comum essa sobremesa ser servida pura ou com calda de frutas.


      Cantucci com vin santo:

Os cantucci são biscoitos doces, secos e duros que derivam da preparação de um antigo doce chamado melatello, muito comuns na região da Toscana. A base original da receita desses biscoitos é farinha, água e mel, mas com o tempo foram adicionados ovos e amêndoas. É muito tradicional que as refeições dos toscanos sejam finalizadas com cantucci acompanhado de Vin Santo, um vinho licoroso doce muito semelhante ao vinho do Porto branco ou à moscatel de Setúbal.

*Palha Italiana:

Procurando a origem do doce Palha Italiana, descobrimos que trata-se de uma versão ítalo-brasileiro: Na Itália o doce similar é conhecido como salame de cioccolato (salame de chocolate: chocolate com pedaços de biscoito, modelado no formato de salame). De qualquer forma irei ensinar como faz, porque é uma delicia.



Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó 
  • 1/2 colher de margarina/manteiga
  • 1/2 pacote de biscoito maisena

Modo de preparo:

  1. Pique o biscoito em pedacinhos pequenos e reserve
  2. com o leite condensado, a margarina/manteiga e o chocolate em pó faça o brigadeiro
  3. assim que o brigadeiro começar a soltar da panela, misture o biscoito picado até forma uma massa
  4. retire do fogo
  5. Unte uma forma e despeje a massa
  6. espalhe bem a massa por toda a forma 
  7. deixe esfriar na geladeira e corte em quadradinhos 
  8. se quiser, pode colocar em uma vasilha e comer de colher
É super fácil de fazer e fica uma delicia, acho que é a sobremesa que eu mais faço aqui em casa.

Alguém ai já comeu uma dessas sobremesas???

*fonte de pesquisa: Destemperados e tudo gostoso

0 comentários:

Pesquisar

Seguidores

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais

Arquivo do blog

Agregador

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Populares

Translate